sábado, 18 de dezembro de 2010

ENSAIO 06/2010



DOS QUATRO ELEMENTOS AOS SEIS COMBINADOS



          O esquematismo dos quatro elementos é bastante conhecido, e é referido em muitos filmes e desenhos animados. Do Capitão Planeta , do Quarteto Fantástico ao filme O Quinto Elemento com o eterno salvador do mundo Bruce Willis. Esta estrutura simbólica quartenária é de origem antiga, dos primórdios da Filosofia e de Religiões orientais (neste caso cinco elementos). Veja um aprofundamento aqui (Os quatro elementos) doravante os 4E, e um interessantíssimo texto aqui na FILOSOFIA ELEMENTAL, veja também aqui outra explicação muito instrutiva (4E e 4Eb), que foi de onde me inspirei para traçar as coordenadas de orientação desta exposição em andamento.
          Os quatro elementos são os modos em que a matéria pode se apresentar,  que podem ser quente-frio, seco-úmido, sendo que a matéria seca é aquela que se autoconfigura e a úmida aquela que só pode ser configurada por outra matéria, como a húmida água dentro de um copo seco. Umidade (ou humidade) não é necessariamente liquidez pois o AR é mais úmido que a ÁGUA, o AR se autodelimita menos do que a ÁGUA.  Os quatro elementos longe de serem uma classificação ultrapassada representam na verdade o supra sumo de uma ciência metafísica, simbólica ou tradicional, onde os 4E surgem não para especificar necessariamente a água, fogo, ar e terra que nós conhecemos, mas como tipologia ideal, conceitos metafísicos abrangentes que englobam totalmente num esquema classificatório os possíveis tipos puros em que a substância material pode se mostrar. Sendo assim a água quer dizer verdadeiramente o líquido (água, sangue, gasolina, urina, café, leite, saliva, lágrimas), qualquer coisa que tenha fluidez, sendo que podemos esperar que possa existir algo mais líquido que a água, mais aquoso que água. (Como o Superfluido, sem viscosidade que se esparramaria por toda a superfície interna de um continente (contêiner), e não só se acumularia no fundo sob gravitação, já imitando um pouco o AR). Estes materiais ao invés de serem classificados como faz a ciência moderna pela sua composição química (causa material) ou pelo uso que pode se fazer deles (causa eficiente-tecnologia), nos 4E  os materiais são classificados por uma tipologia de escopo mais amplo, supremo (causa formal e final). Esta classificação 4E não necessariamente pode ser prescindida pela ciência, mas a ciência pode ter dela um referêncial para análise de possibilidades teoréticas. Terra, água, ar e fogo podem ser traduzidos para sólido, líquido, gasoso e energia (ou plasma). Vemos em geral por ai a exposição sistemática dessa teoria dos 4E, mas o que nunca vi foi uma dinâmica de mixagem, de um exercício imaginário das misturas destes quatro elementos e ver no que dariam. Então faço eu o que não vi ninguém fazendo ainda, (pelo menos nunca li nada a respeito... ainda) uma classificação e extrapolação simbólica dos 06 compostos, ou mais precisamente 06 combinados (06C), que resultarão das misturas dos 4E. Se os 4E são usados simbolicamente para representar desde a personalidade, fenômenos cósmicos, sociais, psicológicos e etc, o que poderemos representar e que inferências poderemos fazer dos 06 materiais híbridos que obtemos da somas dos 4E? Veremos...


          Primeiramente acho pessoalmente que AR e FOGO devem simbolizar coisas espirituais, celestiais, por irem para cima, por serem mais sutis, etéreos. E também o masculino, por serem mais penetrantes e no caso do FOGO mais destrutivo, e no caso dos dois, mais dispersantes da matéria em símbolo da análise, da Racionalidade. Acho também que ÁGUA e TERRA devem simbolizar coisas terrenas e também o passivo (por estarem mais sujeitos a gravidade), bem como também o feminino. E por oposição ao analítico e racional ao afetivo e intuitivo.
Tinha o propósito de evitar muitas imagens como tenho costumado mostrar mas neste caso é necessário por questões didáticas, não sei se estou cometendo violação de direitos autorais, mas vou colocar aqui uma figura de um amigo:




           Quanto a definição das temperaturas QUENTE-FRIOQUENTE é o que se expande, centrifuga (dando um paralelo quentura com umidade por semelhança cinética) e FRIO o que se concentra, se une ( dando um paralelo  frio com secura por semelhança cinética). Dando a curiosa idéia de que o gelo seco, ou o gelo de um cometa é o que mais se aproxima do elemento TERRA, e as águas das eras geológicas, mais vapor do que água, serem o mais proximo do elemento ÁGUA que já pudemos "testemunhar".
          Antes de mesclar os 04E nos 06C, vamos recordar que:

AR = Quente e úmido (sendo que na definição tradicional umidade e mais volatividade e informalidade, ou incapacidade de se estabilizar numa figura)
FOGO = Quente e seco.
ÁGUA = Frio e úmido (lembrando que a nossa água da torneira é a coisa que conhecemos que mais se aproxima do elemento ÁGUA.
TERRA = Frio e seco.
O simétrico oposto da TERRA é o AR, por apresentarem qualidades opostas. TERRA pode ser usada para representar a matéria em geral e o AR o espírito. A TERRA (uma rocha por exemplo) é compacta, condensada, o AR, pelo menos à nossa vista, aparentemente é o oposto disto. Um exclue o outro.
O simétrico oposto da ÁGUA é o FOGO, por apresentarem qualidades opostas. A água mistura as coisas em si, o fogo separa os componentes.
Os pares ÁGUA/FOGO e TERRA/AR são contrários. Os pares FOGO/AR e TERRA/ÁGUA não, pois apresentam uma característica em comum. FOGO/AR são quentes, embora um seja úmido e o outro seco. (embora essa secura do FOGO seja problématica para a definição tradicional - seco é o que contém ou delimita corpos úmidos, aquosos) o FOGO simplesmente é extinto pela ÁGUA, sendo que é esta que "delimita" aquele. Pelo menos é assim na coisa que chamamos de FOGO, o FOGO do nosso isqueiro. A "delimitação" do       FOGO é uma delimitação "agressiva", ele não côntem, ele diminui a matéria, como por exemplo trasforma um corpo de uma pessoa em um montinho de cinzas. Contendo em constrição, não como os corpos  secos e úmidos (telúricos), que se limitam a conter neutramente, como um copo que contém a ÁGUA. Dentro de um téorico COPO DE FOGO (eh viajem!) a única coisa que poderia ficar guardade lá seria... CARBONO.  Deve ser o que acontece dentro do sol, eu suponho. Bem, por não serem antagonicos AR e FOGO podem se misturar em contingência de sua única semelhança a Secura. Sendo que o primeiro é frio e o segundo... é obviamente...
A ÁGUA e a TERRA também se assemelham por serem ambas frias, por isto sua mistura também não é problématica. Sendo a primeira úmida e a segunda seca. conteúdo e continente. O que delimita os oceanos do planeta Terra? É interessante os elementos ÁGUA, TERRA e AR de nosso planeta serem dependentes e hierarquicamente subalternos ao sol (FOGO), o mais seco e por isso mais continente. Mais resumindo, FOGO/AR sobem, escapando a gravidade, TERRA/ÁGUA descem.  FOGO/TERRA, contêm ou delimitam corpos, ÁGUA/AR são acondicionáveis.
          Após esta introdução vamos para a promiscuidade:
          Qual COMBINADO podemos obter da mistura dos frios TERRA e ÁGUA?
LAMA



          Em épocas chuvosas, ela é nossa conhecida, grudando em tudo que rasteja, juntando a maleabilidade do líquido a tentativa atenuada e abatida do sólido de pegar, grudar (conter/ keep) A LAMA é um líquido incompleto e um sólido soft, Então vós apresento mais um estado da matéria, o da massa de pão, da gelatina, da massinha de modelar, do durepox novo, a LAMA. Juntando a ÁGUA à TERRA, ambas perdem, em suas qualidade originais de úmidade e secura, criando um híbrido que continuando frio, não é mais um líquido e nem um sólido seco. Mas um estado indefinido que pode ser usado para se moldar coisas e após a evaporação de um dos elementos fixar uma nova figura, como por exemplo no caso do escultor. Ná escultura a água entra temporáriamente, umidecendo o sólido barro, para depois se retirar deixando a forma final de uma pessoa, um animal ou uma figura abstrata conforme a imaginação do escultor. Símbolicamente a LAMA é inferior a ÁGUA e a  TERRA, por perder pela metade suas qualidade que as diferenciavam e aumentar a que as unia, a frieza. lembre-se da expressão mar de LAMA, e saberá o que é moralmente inferior, algo que não lava mas suja, e que não dá firmeza para se caminhar. É a areia movediça, o melechete, a pasta, o creme, o chantily. A torta do pastelão na cara.
           Fixando no elemento TERRA, e o juntando ao elemento AR o que obtemos?
POEIRA
          A POEIRA é o  namoro de dois elementos que criam um composto que foge ao dominio de qualquer escultor, Em Marte, no Sahara, a POEIRA só serve para atrapalhar. É simbolicamente a parte terrena no céu, o purgatório, o estado crepuscular. A indefinição de alguns cristãos que vivem entre a carne (TERRA) e o espírito (AR). É o controle de potências terrenas sobre o céu, ou a infiltração corrosiva do mundo, nas narinas do santo, um pouco de AR um pouco de TERRA, dá para respirar mas com dificuldade e as consequências a longo prazo são maléficas.
TERRA e ÁGUA = LAMA, TERRA e AR = POEIRA, e TERRA e FOGO? Dá para ajuntar TERRA  e FOGO? Dá e conhecemos este combinado, de ver pela televisão e de ouvir falar, é a LAVA.


LAVA



          A frieza da TERRA quando se junta com a quentura do FOGO, perde esta qualidade, e pela definição tradicional ganham em secura, em poder opressor sobre outros corpos, que o diga Darth Vader, em seu batismo iniciático ou os pompeianos contidos intactos para a posteridade. Se a poeira pode simbolizar o purgatório cristão, meio céu, meio terra, a LAVA simboliza o inferno, meio terra e meio algo pior que a terra, mais aprisionador que a terra, a gravidade do sol, o núcleo da terra cópia do sol. Se a POEIRA ainda tinha um pouco de AR celestial e possibilitava se andar nela, ainda que as apalpadelas, se a LAMA, nos atolava até os joelhos pela conjução de dois elementos mais pesados, a LAVA, nos destrói pelo seu poder maior de nos englobar consumindo como uma anaconda. É a lava nas representações antigas do inferno.
Já que juntamos a TERRA aos outros 03 elementos, vamos passar para um deles e os combinar com os sobrantes, vamos ao AR, que em par com a TERRA já formou a poeira. Existe algum objeto que conhecemos que representa a junção do AR com a ÁGUA? Olhando para o céu, quase todos os dias podemos vê-las, são as NUVENS.
NUVENS


AR e ÁGUA formam as NUVENS, as coisas mais singelas ou mais assustadoras dependendo do clima. AGUA e AR São úmidos são mais desfigurados, sem configuração estáveis,  a ÁGUA é fria, mas o AR é quente, e juntando os dois temos objetos celestiais que apresentam  uma leve estabilidade, uma tentativa, um tênue esboço de formas fugazes. A frieza da ÁGUA é atenuada pelo AR. Tornando o AR um pouco mais contido. O AR Celestial, o mundo espiritual ao se misturar, não com a terra formando a poeira-purgatório, mas com um elementos ligeiramente parecido consigo, um elementos na terra que é mais puro (água) representa assim um estágio acima do purgatório, a entrada, o portão do céu. Não vemos em gibis, filmes, etc, os portões de São Pedro nas nuvens? Mas pelo fato de a água apresentar ainda algo da terra, este céu, ainda trás referências terreais, é o ceu mas ainda com  características terrenas, é o espirito ainda preso a identidade ou com memórias biológicas. As nuvens representam o mundo espiritual do ponto de vista das criaturas terrenas. O abstratismo desconhecido do AR, com referênciais terrenos, ainda que com elementos superiores a TERRA, a ÁGUA. Voar pelas nuvens é mais agradável do que passear no meio de uma tempestade de poeira do deserto, que o diga Moisés e Mohamed, mas o desconforto do eremita do deserto é compensado então com visões celestiais, ainda que com algumas referências do abaixo (água).
Do inferno da LAVA, ao mundo impio LAMACENTO, da vida pía POEIRENTA  às visões celestiais provisórias das NUVENS, o que ainda poderemos esperar?
Já passamos por 04 combinados, recapitulando:
INFERNO = LAVA
MUNDO HUMANO MAL (SUBMUNDO ÍMPIO) = LAMA
MUNDO HUMANO C/ ASPIRAÇÕES CELESTIAIS OU PURGATÓRIO = POEIRA.
CÉU CRISTÃO (ou slâmio ou judaico)/CÉUS INFERIORES = NUVENS.
O FOGO sempre foi o elemento mais complicado dos 4E, alguns não o aceitam na classificação, outros o encaixam imperfeitamente. para este filosofóide, o fogo não é um estado da matéria, ou modo de apresentação da matéria, mas o quadrante na tabela onde poderíamos classificar o raio, a energia (em forma de calor ou outra qualquer). além do AR ou forma gasosa temos um quarto estado que bem pode se representado pelo FOGO.
Embora nesta esquemática ora apresentada o FOGO juntamente com a TERRA forme o INFERNO laval, é no sentido de algo mais poderoso que a TERRA, que a consome e contém, mas que intrinsecamente não seja maligno necessariamente, é como um círculo, o FOGO é mais "baixo" que a terra, mas é mais alto que o AR, dando uma volta completa, O FOGO está no núcleo da Terra, nas regiões profundas, infernais, mais está no céu, no SOL, algo mais alto que o AR, algo mais puro e bom, e maravilhoso, lindo e etc que o AR/CÉU.  É o elemento que pune a TERRA no inferno, na lava, mas dá a vida a toda a Terra, com o SOL no céu, está abaixo e acima e transcende os dois, é mais sutil, mas quente que o AR e ao mesmo tempo mais SECO que a TERRA. o FOGO envolve ÁGUA, TERRA e AR, jogue a Terra no SOL e comprove!
O FOGO é informe, não configurável, não acondicionado como o AR, totalmente destrutivo, embora possa ser usado para o bem do homem, como na cozinha por exemplo. Por estes e outros motivos o FOGO represente nesta classificação o céu mais alto, o céu espiritual superior onda habita o próprio Deus, incompreensivel para os terrenos...
Mas voltando aos 06 combinados, o que faremos com os outros dois elementos que faltam se associarem ao FOGO? pode-se fazer este conúbio sensatamente? Se juntarmos o FOGO com a ÁGUA o que teremos? Água fervente ou fogo apagado? Bem, simbolicamente, não com os elementos reais mais com suas representações metafisicas a junção do elemento fogo com o líquido, da energia com a fluidez teremos o PLASMA, o quarto estado da matéria. 
PLASMA
Plasma, veja aqui (Plasma) representa o santo dos santos do templo de Salomão, a Câmara anterior à da presença de Deus, o Plasma é a junção imposivel da água que é quente e úmida com o fogo que é frio e seco, quatro caracteristicas antagonicas, é a contradição se resolvendo, e o além do racional, é o quente e o frio junto e o úmido e o seco em consórcio, é o Deus-Homem, é o tempo e a eternidade em associação, é o Samsara junto ao Nirvana, é o filho do homem que é filho de Deus,é o Deus-Homem, é o tempo e a eternidade em associação, é o samsara junto ao Nírvana, é o filho do homem que é filho de Deus, é NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, é a estrela da manhã, o sol da justiça, o relâmpago que se mostra do oriente ao ocidente (estrela/sol/raio), tudo plasma. É o cristão salvando sua identidade temporal na memória eterna de Deus, no Livro da Vida.  O PLASMA representa o verbo encarnado o DEUS FILHO.

Mas falta um último combinado, que depois do acima fica dificil de conceber melhor, é o FOGO e o AR, o AR espiritual com o FOGO dívino, o plasma tinha água representando o temporal, o humano, com o FOGO divino, eterno. o AR em junção com o FOGO, simbolicamente produz os dois espetáculos mais lindo que já existiram, mais bonito que os sol, que raios, que lâmpadas de plasma, as AURORAS polares.
AURORA



O FOGO no AR ou energias cósmicas no ar, formam as auroras austrais e boreais, nunca verem uma pessoalmente é verdade,  mas estas luzes dançantes no céu a junção do espiritual com o espiritual representa a própria presença de JEOVÁ, o mistério para sempre distante do alcance cognitivo da criatura, sem nenhum referencial terreno, uma promessa de mais e mais, em gozo infinito sem nunca chegar ao término.  É o mistério insondável do DEUS PAI.

bem,
LAVA - LAMA - POEIRA - NUVEM - PLASMA - AURORA



Estes são os 06 combinados extraido da conjunção dos 04 elementos.
Poderia recombinar os 06, em outros subcompostos, mas aí minha cabeça não ía dar conta. Não entendo nem o I Ching que é pura abstração, quanto mais com variações intermináveis de objetos de origem substanciais.  Mas só para dar um exemplo  que tal cobinar NUVEM e  POEIRA para formar uma NEBULOSA? É melhor ir parando por aqui, espero não ter insultado Empédocles, e muito menos o QUINTO elemento!
(em construção...)


ENVOLVEI-ME A AURORA
LIVRAI-ME DA LAVA
SE A NUVEM FOR EMBORA
QUE NÃO VÁ O PLASMA
DA POEIRA MUNDANA
QUE NA CAIA NA LAMA
ABSOLUTUM.



AR    -  ÁGUA  -  FOGO   -  TERRA