quarta-feira, 18 de maio de 2011

ENSAIO 01/2011

O ÚLTIMO GRAAL DA TERRA DE SANTA CRUZ



Quem já assistiu o filme Indiana Jones e a Última  Cruzada ou quem já tenha lido o livro de Dan Brawn O Código Da Vince (ou O Sangue de Cristo e o Santo Graal) foi informado a respeito do lenda Cristã a sobre a busca de cavaleiros medievais pelo Santo Graal, uma relíquia sagrada que foi supostamente usada por Cristo na última ceia e que também foi utilizada para recolher  parte do sangue dele na sua execução na cruz no Gólgota. A versão gnóstica anticristã de Brawn é que o Graal seria uma forma cifrada de se indicar que a taça contendo o sangue sagrado de Jesus seria o útero de Maria Madalena  carregando o "sangue" ou a linhagem sagrada do Messias através de sua filha  em gestação que daria inicio a uma dinastia de ungidos herdeiros do reino de Cristo na Terra. Santo Graal seria segundo o autor do Código da Vince sangreal ou sangue real. Essa história é cabulosa...

O GRAAL

De origem anterior ao Cristianismo (Celta) a lenda do graal foi incorporado ao mesmo e teve uma fase de maior divulgação ou força num certo período da Idade Média.  Segundo algumas versões da lenda aquele que tomasse do santo graal e ingerisse seu conteúdo teria vida eterna. Por causa destas associações o graal ficou identificado  com a busca de objetivos inalcançáveis, nobres, como a felicidade por exemplo. Em outras e outras  versões o graal seria um livro ou uma jóia arrancada da testa de Lúcifer na guerra com o arcanjo Miguel. O terceiro olho que seria o senso de eternidade, o orgão espiritual que foi perdido que doravante todos buscariam.

SIMBOLISMO DO GRAAL

O graal é um receptáculo, um continente, um vaso, uma taça e por isto mesmo está associado também ao aspecto feminino como mencionado na versão gnóstica de que seria Maria Madalena ou... seus genitais. Neste sentido tirando os homossexuais masculinos todo homem busca este graal, não o dela é claro. Se bem que me lembro de uma cena no filme o Poço e o Pêndulo em que o inquisidor veste uma suspeita herege com as roupas de uma santa e começa umas fantasias esquisitas.

***



***
Em antigos hieróglifos egípcios um vaso era o ícone que representava o coração a sede da vida biológica o vaso que  é fonte do sangue da vida. também existe esta associação arquétipa de um vaso com o coração no cristianismo e outras tradições antigas, segundo Rene Guenon.

Santo Graal é similar ao Sagrado Coração de Jesus, o centro de onde emana nossa vida e nossa salvação.

 As associações simbólicas com o Graal são segundo ele resumidamente:


GRAAL 


            CÁLICE =CORAÇÃO=TRIÂNGULO=ROSA



O cálice tem participação emblemática com o sangue de Cristo, com a última ceia  bem como com sua paixão e morte





O coração seria o que foi ferido pela lança do centurião chamado Longinus.











 Um triângulo como símbolo do cálice, coração, flor e... (lembra do graal de Madalena?)











A flor, a rosa um desabrochar místico, mas também um cálice, um coração...






Segundo Guenon o triângulo como também a rosa  seriam uma representação da taça ou coração, tanto o triângulo  como a taça o coração e uma flor, todos os quatros tem a parte maior para cima e uma ponta menor para baixo.





***

 Veja no peito do "Cristo" dos super heróis o superman o triângulo com o S, é o coração do superman simbólica e longinquamente, o sagrado coração. 

 Triângulo-taça-rosa-coração.(o símbolo do herói se parece também com um diamante esculpido, um diamante triangular trabalhado, com a ponta para baixo) 


Que meteu o superman na história fui eu mesmo mas veja aqui (link) o livreto interessante de Renên Guenon.

Uma cruz com um coração no meio ou uma rosa (rosa-cruz) é um símbolo muito presente em antigas representações cristãs. Segundo Guenon a busca pelo Santo graal seria a busca pelo senso de ETERNIDADE perdido pelo homem preso ao tempo e a limitação  matéria ambos entropistas e dispersantes, a busca pelo Graal é a busca pelo centro vivificante, unificante e eterno.

***
Na Terra da Santa Cruz parece que aparentemente esta busca deixou de ser empreendida há muito tempo mas existe um simulacro secular, um símbolo unificador que de quatro em quatro anos é trazido ao foco. A COPA DO MUNDO.
11 cavaleiros são enviados em busca da taça do mundo, do caneco, é a paixão nacional, é a parte que nos cabe neste latifúndio.

Se você acha que a associação é frouxa veja com atenção o simbolismo, no nome e na figura, da copa
COPA É TAÇA (QUE APELIDAMOS CANECO)
É por ultimo pegue um baralho é veja o que é uma carta de copas é uma carta com um coração trazendo novamente o simbolismo das quatro associações mencionadas acima:



Deixa eu fazer uma colocação pessoal aqui: Só assisto futebol de quatro em quatro anos na copa e nesta época minha torcida é realmente sincera  por este graal.
Mas não poderia haver outro símbolo não esportivo que unificasse os brasileiros numa causa maior algo mais nobre?


É HEXA BRASIL, TRAZ A COPA-TAÇA-CORAÇÃO!


ABSOLUTUM

Observação: Tanto Dan Brawn como Rene Guenon são suspeitos, mas estou checando as credenciais deste último por indicação de Olavo de Carvalho. (Não me leia O. Fedelli...)
Referência : O Santo Graal e o Sagrado coração, Rene Guenon