sexta-feira, 6 de julho de 2012

ENSAIO 05/2012

O MESTRE DO MESTRE?



Nos desenhos animados, filmes e romances que já tive o privilégio de ver, no meio da trama, dos conflitos e superações um certo trecho me emocionava especialmente. Era naqueles momentos de uma atmosfera sapiencial e paternal em que o MESTRE aconselhava os seus discípulos. Nestes instantes o clima ficava misterioso e professoral e o mentor dava as diretrizes para um desfecho feliz da narrativa, cabendo aos discípulos a decisão de por em prática ou não as sugestões do guru. O Mestre não é nunca um comandante que dá ordens inexoráveis mas um conselheiro experiente que adverte. Os "agentes práticos" do enredo são compensados com uma orientação e um certo freio pelo "agente teórico" (Vixe! Vai assim mesmo não tenho tempo para depurar os termos). Quando o mestre aparecia tocava uma musiquinha misteriosa, uma melodiazinha oriental de fundo emoldurando as sábias palavras do Sensei. A coleção do tipo é enorme mas vou ilustra este texto com os meus preferidos.
Tem muitos baixinhos
Como diria o mestre Yoda: saber quiser você  sobre mestre (mentor) leia o livro  "O herói de mil faces" ou este resuminho aqui: A jornada do herói mitológico 
Como disse acima, sentia uma aura mágica quando aparecia o guru, uma densidade emocional e uma vibração nos fios cognitivos. É curioso que os mestres geralmente nunca falam diretamente, em alto e bom som, mas usam frequentemente de um linguajar sinuoso contraditório. Para se bancar um mestre é só começar a dizer para os pupilos que o alto na verdade é baixo, quando tudo está escuro aí sim é que as coisas estão claras. Uma pedra é mole, você pensa que o fogo é quente mas na verdade é frio, etc. Expressa isto as contradições da própria realidade? Não sei. Talvez o conteúdo que o mestre quer transmitir excede a capacidade do discurso racional e somente por parábolas, símiles e símbolos poderá expressar o supraracional. É morrendo que se nasce para a vida... eterna.
Os mestres são idosos, de cabelos brancos, estão no limiar da vida biológica, orgânica. Estão com um pé no além-mundo. Tiveram anos de     

experiência e aprendizado também. O mestre já foi um aprendiz. Na verdade mestre e aprendiz fazem parte de uma cadeia temporal e um se converte no outro dependendo do ângulo e da fase cronológica em que se encare o mesmo. O melhores discípulos serão os futuros mestres. Mas o mestre também é um aprendiz constante pois ele não sabe tudo. Todos os mestres são aprendizes. Creio que é a isso que se refere O Mestre Jesus em Lucas 6:40 :


"O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre."

Claro está que este versículo se refere  a doutrina, mandamentos e comportamentos religiosos. Podem existir exceções e não se aplica a tudo. Mas transmite o versículo a idéia de que o copo do discípulo só enche até a medida do copo do professor e se o preceptor for bom o aluno chegará a estatura dele. É um principio, uma regra geral e comportar exceções evidentemente.

Albert Einstein aprendiz
 O único sábio é Deus só ele não tem com quem aprender nada. Anjos, humanos ou outros seres senscientes que possam existir por mais sábios que sejam serão, além de mestres dos mais novos e inexperientes, discípulos de alguém mais sábio do que eles ou do próprio mundo, da natureza e da vida. Nos seres contingentes não existe o mestre acabado, até a hora da morte "o mestre é um aprendiz".  E como os conteúdos intelectivos não são criados do nada quase nunca se pode criar algo original sem uma ajudinha de algum guru. Por exemplo, veja este vídeo aqui:
Jackson aprendiz
Imagine quantas vezes o pequeno Michael Jackson não deve ter assistido a este filme? Observe que até mesmo a indumentária ele copiou em alguns clipes. Até mesmo o moonwalker (aqueles passos delisantes para trás) está em esboço aqui. As luvas e o esparrame de areia com a mão que ele repete no clipe Remember the time também. Bilie Jean e outros clipes  dele estão em semente aqui também. É só um exemplo. Ainda que artístico apenas e não muito apropriado.

 ***
Grandes mestres ou aprenderam com outros ou com o Céu. Confúcio e Laotsé, Moisés e Mohamed, Sidarta Gautama  ou Paulo de Tarso  aprenderam com o Céu foram os arquétipos dos mestres da ficção romancesca e filmográfica. São seguidos até hoje por bilhões de pessoas. Os outros aprenderam com mestres humanos mesmo. Mário Ferreira dos Santos aprendeu com São Tomás de Aquino e este com Aristóteles... o mestre é um aprendiz. Alguns pretendem refundar toda a filosofia em bases pessoais, pensar com a própria cabeça, negando toda influência professoral. É uma coisa temível. Sendo mestres de si mesmos. Outros absorvem ensinamentos de todos os mestres e os comparam, como diz o livro do sábio Salomão: Provérbios 15:22:


"Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem." 
***

OS MESTRES
  (literais)
Confúcio
Lao Tsé

Sidarta Gautama



Moisés
                                                    
                          (etc)


O mentor da ficção é só um eco longínquo deles... é a reverberação deles através de suas caricaturas modernas que atrai.


Absolutum