segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DICA DE LIVRO

OS 12 MACACOS

       “...Em 1997, 5 bilhões de pessoas morrerão de um vírus....os
sobreviventes abandonarão a superfície do planeta....os animais voltarão a
dominar o mundo..." Trechos de uma entrevista com um paranóico
esquizofrênico clínico. 12 de Abril, 1990 - Baltimore County Hospital

A Humanidade foi quase exterminada o que sobrou dela está morando no subterrâneo. Cientistas enviam um explorador para o passado na esperança de descobrir o foco original da contaminação para assim, então, tentarem bolar uma vacina. Este romance de 208 páginas escrito por Elizabeth Hand me fez "assistir" mentalmente ao filme OS 12 MACACOS. É curioso. Como o livro foi escrito depois e por causa do livro a escritora baseou todas os "quadros mentais" do livro nas "cenas reais" do filme. Quando eu estava lendo  e o livro descrevia um local ou evento eu não poderia imaginar diferente do que já tinha visto no filme. O livro é praticamente um script-roteiro do filme. Mas acrescenta alguns detalhes importantíssimos no final. O livro descreve cada cena, cada diálogo quase 99% de como saiu na tela por isto lê-lo e como assistir de novo, desta vez somente com as reminissências da memória reativadas pelas palavras  aos 12 macacos. Para saber mais sobre o filme ou o livro veja este blog aqui
Para uma visão mais "acadêmica" sobre a trama veja este estudo aqui . Dois traços digitais na trama que tornaram este filme/livro um cult foi o fato de (spoilers) o ator principal James Cole quando era uma menino ver sua própria morte quando voltou no tempo sendo um adulto. Isto fecha um circuito temporal pois o menino passa o resto da vida se lembrando da morte de um sujeito e quando adulto, morre sendo testemunhado por um menino que crescerá... e assim por diante.  Outro traço digital talvez único é o tema ecológico que  neste filme/livro é visto como negativo e como o causador da extinção da espécie humana. Os ativistas ecológicos são vistos sob um prisma depreciativo. Os cientistas do futuro colhem indícios fortíssimos que apontam um tal de Exército dos 12 Macaco como os responsáveis pelo ataque ecoterrorista que espalhou o vírus mortífero que matou bilhões. O Objetivo de James Cole e encontrar o foco irradiador para que os cientistas do futuro possam enviar alguem recolher amostrar e produzir uma vacina para que a humanidade futura possa retomar a superfície. É curioso que neste filme o passado não possa ser alterado, Cole não pode impedir os terrorista de executarem seu plano, nem impedir a própria morte. O que aconteceu não pode mundar...


 Para saber mais sobre Viajens no Tempo e Paradoxos Temporais leia o texto retrolinkado.
Para ter uma outra visão sobre o ativismo ecológico, caso você não tenha medo de ser "mentalmente divergente", veja o texto :  O Império Ecológico e o Totalismo Planetário     e  A Face Oculta do Mundialismo Verde. Um pouco menos confiável, mas veja também : Ativismo Ecológico Radical e Crise da Febre Aftosa e Agenda de Controle Populacional.
No filme um grupo de ativistas é apontado como os causadores da quase extinção da raça humana sob pretexto de salvação dos animais. Nos links monstrados acima o mesmo pretexto criará, possivelmente, um governo mundial opressor onde:

 "o indivíduo necessariamente desaparece por trás da coletividade, cujo assentamento ecológico é o que mais importa conservar: a Terra, então elevada ao nível de Deusa-mãe. As conseqüências desse rebaixamento então se desdobram, inelutáveis: totalitarismo, eutanásia, eugenismo, aborto, etc. A oposição dos ecologistas não poderá impedir que o homem, rebaixado ao nível dos animais, sofra também ele manipulações genéticas e clonagem"

ATÉ O PRÓXIMO!