sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CRÔNICA DO CAPUZ

Na primeira vez em que assisti Guerra na Estrelas chamou-me a atenção, explicável naquele clima desértico, o capuz usado por Ben Kenobi ou Obi Wan Kenobi. Dava um aspecto de monge ao ermitão escondido da sanha do Império Galáctico. Pensava que aquele roupão e assessórios eram apenas para o uso no deserto. Mas com o prosseguimento das sequências do filme podemos ver que se trata de um tipo de uniforme, um traje de uma ordem de "filosofia aplicada e ciência oculta" (1). Notamos também nesta história que há dois grupos se batendo pelo domínio do universo, o lado da luz e o lado negro, ops, escuro (era assim que dublavam na decada de 70/80: negro). As duas ordens, dos Jedis e Siths buscavam conhecimento e aprimoramento espiritual com práticas misticas e físicas. Se vestiam mais ou menos assim:



O curioso é o ar de mistério que este traje passa, algo inexplicável, algo que não consigo descrever. A função do capuz não é apenas proteger mas também ocultar. Ocultar o rosto, parcial ou totalmente. E assim vi em  dezenas  de filmes e desenhos animados:
Dr.  Destino e seu charmoso capuz


O Esqueleto e seu capuz de... Rapper ?
 A morte simbolizada, com seu capuz e foice que talvez seja a matriz-arquétipica  das outras figuras acima e abaixo.



O Cara-fantasma do filme Pânico, onde, creio eu juntou-se o ícone da morte de capuz com aquela pintura do Grito
E que tal olhar bem no fundo do capuz dos dementadores da Saga  H. Potter.
De tudo o acima exposto podemos concluir que na maior parte das vezes o capuz é usado pelos vilões, como por exemplo é o caso do Satanás de Star Wars o Lord Sith/ Imperador Palpatine:


Os mocinhos mesmo quando usam deixam sobre os ombros na maior parte das vezes:


E passam a usar cada vez mais ao passo que cada vez mais seu coração se torna obscuro e mal. É uma tentativa da consciência se encobrir? De se afastar dos outros seres? Um recuo das outras subjetividades?
Porque Anakin passa a usar o capuz sempre, após passar para o lado escuro, para imitar o Sith?
Saindo das trevas e indo para a luz, como eu havia dito, são poucos os mocinhos que usam capuz no mundo ficcional. Consegui encontrar apenas a Sheila da Caverna do Dragão que usa um capuz e uma capa para se tornar invisível:
Sheila denominada no jogo de RPG: A Ladra
Há outro que usa uma capa com capuz vermelha que tem o poder de invisibilidade também mas desta vez vilão da Marvel, que é denominado Capuz
É interessante a capa/capuz estar associada a invisibilidade no universo ficcional atual quando justamente nos mitos antigos isto também acontecia (vide por exemplo a saga dos Nimbelungos)E já que estamos falando em invisibilidade recomendo este texto fantástico aqui: INVISIBILIDADE.

*************************************************************************************
End