quarta-feira, 25 de novembro de 2015

UAI! O QUE QUE É ISSO?

Para exemplificar o encanto que uma pessoa pode ter com um simples nome, coloquei neste texto( FRASE PORTAL)  um link de um texto que lembrei-me e que tinha a forma aproximada da sensação que sentia a respeito do nome RIBEIRÃO DE AREIA. O texto seria O PINGADO, que li, presumo que, a mais de umas três décadas atrás. Ao procurar o texto coloquei o link sem checar, quer dizer, li meio que apressado, e vi pela estrutura do texto que ele mencionava o assunto que eu presumia ter tratado o texto que li na meninice. Ao ler depois com atenção o texto, fiquei encabulado com o fato de ser tratar aparentemente de um plágio, de uma montagem encima da sacação do autor que eu lera no passado. De certa forma o cara tirou a estrutura narrativa do texto e colocou na vida adulta do personagem narrador. O primeiro texto é um menino que fala, o segundo um homem casado. E ele raspa de leve as intimidades do casal. Ao ler o dois textos tenho quase certeza que o PINGADO foi tirado do SAI UM PINGADO.  Este último muito mais belo e rico literariamente. É... na internet fica difícil autenticar a autoria de um simples texto. Eu não tenho mais o livro do Sai um pingado mas se não me lembrasse deste texto pensaria que o autor do PINGADO fosse o mesmo autor do texto que tinha lido na infância. Leia os dois e compare. Não vou enviar um e-mail para o autor notificando a inspiração ou plágio por que não estou nem aí com isso....

QUE EU LI "ONTEM": SAI UM PINGADO de Arthur Riedel

QUE LEIO "HOJE": PINGADO de Aparecido Raimundo de Sousa.
Nos dois casos este é o tal do pingado:
Mas com certeza este não é o meu Ribeirão de Areia:

Até mais ver!

Nenhum comentário: