sexta-feira, 15 de maio de 2015

MAD MAX 4

Em um mundo pós-apocalíptico desertificado o que restou da raça humana luta pelos escassos recursos naturais e a população degenerada moral e fisicamente utiliza-se do que restou da frota veicular propulsionada pelos motores a combustão. Veiculos com adaptações radicais é claro (radicais em todos os sentidos) Com uma cultura e visual adjacendo ao punk e embora no futuro, com um gostinho steampunk mas não deixando de ser um cyberpunk (embora alguns digam que não - Alta tecnologia, baixo padrão de vida)O filme é pura ação alucinada do começo ao fim, com poucas pausas breves para respirar.É um longo processo de runaway, uma perseguição transloucada em alta velocidade pelas paisagens desoladas de um mundo morto. Os personagens do filme aparentam serem completamente malucos e as instituições e subculturas que o filme deixa entrever mais irracionais ainda. É para fixar os olhos e esquecer do mundo real entrando de carona nesta viagem alucinante...Não há quase nenhum tipo de romance mocinho-mocinha (não dá tempo) Apenas um leve esboço inicial (de amizade?) entre Max e a Imperatriz Furiosa ou um sútil começo de enlace entre uma "parideira" em fuga e um ex-soldado das forças antagonistas. Eu não gosto de adiantar nada aos futuros expectadores mas não resisto mencionar o carro com o guitarrista. Dizer o quê? Dizer subentende pensar, mas o negócio aqui é sentir... 

sssS

Para quem é mais novo etariamente poderá soar, ou melhor, se mostrar como algo radicalmente novo (em alguns aspectos sim) Mas este filme é um remake do Mad Max sendo este o mais parecido com Além da Cúpula do Trovão.


É impressionante que os personagens deste filme não expressem absolutamente nenhum tipo de covardia (exceto a cautela de autopreservação mediana). Possuem um total desprezo pela vida e clamam para que testemunhem sua morte em combate. Mesmo o grupinho em fuga das "parideiras" sendo mocinhas frágeis lutam e combatem no limite de suas possibilidades. Quem salva as "donzelas em perigo" é uma mulher. Não há lugar para covardia no filme. A honra guerreira, tipo espartana, samuráica, cavaleira está presente o tempo todo. A desolação, o desespero, as expectativas frustradas exibem-se  a todo momento. No filme não há paz apenas a serenidade de se aceitar que a Esperança é uma loucura. 


" "Quando o mundo desabou, cada um de nós se quebrou de uma forma. Era difícil dizer quem estava mais maluco, eu ou todos os outros".
"Quando uma coisa está quebrada e você não consegue consertar você enlouquece" O Max Maluco.

Sim, a esperança mundana é loucura, mas existe outro tipo de esperança...

Sim, é isso...