sexta-feira, 12 de junho de 2015

O Sorrisinho da Bem-aventurança ou da Felicidade Final.

Dizem que a imagem artificial  mais vista pelo mundo foi o quadro do pintor renascentista Leonardo Da Vince A Mona Lisa. Ela é pop e tá no topo e é top. O quadro foi escrutinado, analisado, dissecado, é objeto de teorias misteriosas diversas e envolto em todo tipo de explicações científicas e até mesmo em teorias conspiratórias. É um pequeno ponto de interrogação na história da arte.  Se a gente fosse mencionar tudo o que já se escreveu sobre esta senhorinha gastaríamos muitas postagens somente sobre ela e entraríamos num matagal, num cipoal de informações de todo lado. Se o leitor me permite deixa eu dar minha modesta opinião, meu pitaco sobre o motivo de esta dama que nem é lá uma gata, é apenas bonitinha, atrair tanto os olhares de todo mundo durante  já séculos. É, adivinhou. Não vou falar nada inédito é o que todos dizem. O segredo dela está no SORRISO. Ela está "83 % feliz, 9% angustiada 6% assustada e 2% chateada" (fonte) Como eles conseguiram chegar neste resultado e por que meios mediram isto talvez seja um dos maiores mistérios da história da humanidade ou do universo, mas eu concordo com a parte do 83% feliz. Que negócio é esse de porcentagem em estados qualitativos subjetivos? Sim, mas eu concordo que o motivo de todos gostarem deste quadro é porque a senhora reflete no seu semblante um estado positivo de felicidade num alto grau, talvez uma felicidade completa ou como dizem A BEM-AVENTURANÇA que nada mais é que o escopo final para o qual foi criado a alma humana. Avento a hipótese então de que La Gioconda atrai as pessoas por que ela representa um estado de plenitude espiritual, ela reflete na fisionomia uma graça, uma beatitude que todos queriam ter, menos os ímpios. O artista criou um target psicológico, expôs um oásis para um bando de peregrinos sedentes no meio do deserto. Eis minha opinião sucinta sobre o quadro desta mulher.


Existe um motivo profundo e uma explicação de porque o sorriso que reflete a vitória final da psique humana deva ser assim,  mas isto demandaria todo um livro para ser esquematizado de forma compreensiva. Mas na compressão do tempo poderíamos mencionar que a plenitude, completude, integralidade, equilíbrio, etc, não é um transbordo, chegasse num determinado ponto e ali se para. Sim, porque não somos simples animais. Desculpe, mas vou apelar...



***


Um dos motivos porque acho que o sorriso discreto de Dona Lisa ser pertinente a uma saúde psicológica, de ela representar um  ser animicamente  são...(Veja bem SÃO, são é saudável. Você já pensou por qual razão se colocou esta palavra antecedendo o nome de alguns humanos que já passaram por aqui neste planeta? Que tal refletir nas palavras São, Santo sobre esta perspectiva?)...então um dos motivos de eu achar que o sorriso dela se dever a ela refletir uma santidade é porque eu já vi a recorrência dele em outros santos.  Um exemplo é o sorriso de minha santa de devoção, Santa Terezinha (Não vou escrever sobre ela para evitar digressões desnecessárias). Observe atentamente o sorriso da "Florzinha da França" e o compare com o padrão criado pelo artista em Mona Lisa:


E impressionantemente, se eu tivesse melhores recursos gráficos, poderia demonstrar que até mesmo os olhinhos dela em algumas fotos se parecem com os de Lisa. É incrível....

Veja nesta foto em comparação com a pintura a direção dos olhinhos delas, as bolsas sobre os olhos meio que congestionados (desconte o fato de as sobrancelhas de Lisa estarem raspadas) Observe que Lisa usa um véu discreto, fino, tênue. Não se parecem estas "Myladies"? Não exatamente nos detalhes, mas no conjunto, o nariz da Florzinha é meio arrebitado e de Lisa não, a santinha é meio bochechuda Liza não, mas o conjunto total remete um ao outro. Mas, desculpa não estou querendo provar que Lisa = Santa Terezinha do Menino Jesus, dei uma derrapadinha, o ponto que quero me ater é o sorrisso sútil, discreto, comedido. Ambos presentes nas imagens das duas senhoras.(Santa Terezinha rogai por mim e por nós!) Deixo para você a tarefa de casa de buscar este sorriso Monalísico nas imagens de outros santos católicos...

São Luiz Orione


Santa Terezinha do Menino Jesus

Mas isto me lembrou de algo no território protestante... hum....


OUTRO SORRISO FAMOSO QUE TAMBÉM LEVANTOU MUITAS HIPÓTESES INTRIGANDO MUITOS. O Resumo da Ópera: O cara tá satisfeito, contente, em estado de Graça, de Beatitude e não fazendo o que dizem por aí.

Desculpe , tentei me controlar mas não resisti, tinha que colocar aqui.


Outro local em que eu vi este sorriso foi no rosto das imagens de Buda, que segundo se diz também era chamado de: O Bem-aventurado, O Abençoado e novamente muitos pixels se gastaram em miríades de páginas na internet tentando explicar o motivo do sorrisinho sereno do venerável  santo oriental (Pesquise sorriso de Buda no google)que segundo se afirma despertou para sua verdadeira natureza livro do apego, da ira e da ilusão para o mundo da felicidade eterna do Nirvana supratemporal:



Se bem que este aqui já tá debochado não é mesmo?


Realmente são muito poucos os santos sorrindo em esculturas, os que vemos sorrindo foram os que foram canonizados num período posterior a invenção da fotografia. Não sabemos como o sorriso do buda passou de escultura em escultura ao longo dos séculos. Mas podemos supor que as imagens refletem a realidade de sua expressão facial quando vivo. Todas as pessoas que tiveram o privilégio de serem nimbadas evidentemente não permaneciam com o rosto de sofrimento perpetuamente como algumas imagens nos fazem pensar.
Bem, admito que minha tese possa ser fácil de ser derrubada...


Não é mesmo?




Absolutum