quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Sorriso Transcendental

Vejam esta linda menina. Ela nasceu há mais de cem anos atrás na França. Provinda de uma família muito católica aos quinze anos suplicou aos pés do Papa da época para que permitisse que entrasse em um convento para ser freira. Em sua breve trajetória dedicou-se a vida religiosa apenas. Morreu aos 23 anos de idade em decorrência de tuberculose que lhe ocasionou uma morte agonizante. (Morreu sufocando e cuspindo sangue). Muito mais poderia ser escrito sobre ela, como por exemplo o fato de ter sido literalmente aureolada como santa pela Igreja. Ela também foi considerada, assim como Santo Tomás de Aquino, Doutora da Igreja. Seu livro HISTÓRIA DE UMA ALMA é famoso no mundo ocidental e católico. Ela foi proponente da pequena via ou o caminho da infância espiritual. Um método religioso de simplicidade e renúncia. Embora muita coisa poderíamos escrever sobre ela numa perspectiva espiritual (e a internet está cheia com considerações acerca dela) vamos porém tecer alguns comentários sobre ela tendo em vista seu aspecto físico. Se como dizem, o corpo é o espelho da alma, reflete o psiquismo, vamos olhar para este reflexo mais atentamente. Assim como uma cebola, que é composta de várias camadas sucessivas comecemos nossa contemplação amorosa desta santinha francesa pela superfície brilhante e externa de sua existência, suas características físicas.
Aparentemente ela já tinha nascido predestinada à santidade e seu semblante sempre mostrou isto. Nas suas fotos ela não sorri mas ao mesmo tempo está sorrindo, uma coisa curiosa que chama a atenção e que escrevi algo sobre isto aqui: O Sorrisinho da Bem-Aventurança ou da Felicidade Final. O que me atraiu a atenção foi a semelhança deste sorriso com o o sorriso de Mona Lisa do quadro famoso. (leia a postagem). 



La Gioconda
Santa Terezinha

Agora, para as camadas mais profundas do ser dela leia os escritos que ela deixou e absorva seus pensamentos como você está absorvendo suas tênues imagens transitórias do passado.

Eu fiz a comparação do sorriso dela com o de Mona Lisa. Achei por acaso um texto de uma conferência de 47 anos atrás do senhor Plínio Corrêa de Oliveira (extremista radical fundamentalista dirão alguns) de título Sede de Almas onde ele tece umas considerações sobre Santa Terezinha no mesmo diapasão e compara o sorriso dela com o de... Mona Lisa!:

O sorriso

"Numa parte mais delicada da análise, percebemos que a boca é reta, com os lábios finos e muito firmes. É uma firmeza na qual não existe uma gota de amargura. Pelo contrário, há um certo sorriso indefinível. Falam tanto do sorriso da Gioconda, mas isto é que é sorriso! Ela não está nem um pouco sorridente, mas há um sorriso indefinível nos lábios dela. Há qualquer coisa nela que sorri, sem que se possa propriamente dizer que ela está sorrindo" (Sede de Almas)












Com certeza a mais bonita das Santas (não me venha com mini-blasfêmias!).

Todo sábado vou na Igreja da Paróquia Capela Santa Terezinha no Setor Santa Terezinha próximo de casa:

Imagem da igreja que frequento.



Santa Terezinha rogai por nós!