terça-feira, 30 de agosto de 2016

LIVRO: A leitura Profética da História

Este eu comprei em um Bazar de usados da Igreja Católica, um "Sebo".  Foi só R$ 0,50. A LEITURA PROFÉTICA DA HISTÓRIA, Publicações CRB Edições Loyola, Coleção Tua Palavra é Vida 3. Pela gravura da capa mostrando ao fundo uma cerca sangrando e vários alimentos em uma senda pequena já vislumbro um certo foco em benefícios materiais, algo assim como um paraíso terrestre e a explicação na capa de trás: "As cores e símbolos tão brasileiros desta gravura nos ajudam a entender a perspectiva escatológica que habita o sonho mais profundo de nosso povo, malgrado sua dura realidade de miséria e injustiça." -já dão um antegosto de desgosto. Já desponta flutuando na superfície do livro o que espero sinceramente não encontrar em suas profundidades -TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. Oh não! não! Por favor padres... peraí, deixa eu pegar minha máscara  de ar anti-anticristianismo para mergulhar neste livro. Que esta leitura profética da história não culmine num paraíso terreal marxista!

LENDO....

Após um terço de livro lido me vi (vi-me) obrigado a abandonar sua leitura. Eu esmoreci, o livro não transmitia, não tinha, nada do que eu esperava encontrar por sob o título. Buscava transcendência, misticismo, "magia", inspiração, etc. Não digo que foram tempo e R$ 0,50 reais perdidos.  a gente sempre lucra alguma coisa mesmo quando comete um erro.  

Este livro feito por religiosos é uma obra prima de embuste, uma falsidade incrível. É uma obra que mostra ser, aparenta ser uma coisa, mas na verdade é outra. Um íncubo se apossou dele, uma ideologia o comeu no núcleo deixando apenas uma casca podre por fora.

Um PROFETA para os autores do livro é alguém que age nas COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE e NOS GRUPOS MAIS CONSCIENTES.  Conscientes de quê mesmo? De lutar contra o capitalismo e a religião que o mantêm.

"De um lado, havia profetas e profetisas ligados ao poder opressor da Corte Real, que usavam a sua autoridade profética para apoiar o rei e que, depois, foram chamados "falsos" profetas. De outro lado, havia profetas e profetisas que se opunham às pretensões dos reis e dos falsos profetas"

Hum.... CONSERVADORES = FALSOS PROFETAS, REVOLUCIONÁRIOS SOCIALISTAS= PROFETAS AUTÊNTICOS.

Antes que eu digite mais alguma coisa vamos logo pular para o parágrafo que foi o tiro de misericórdia na minha vontade de continuar lendo o livro:

"Hoje, há muitos "cacos", muitos sinais de quebra da Aliança, espalhados pelo chão da nossa história que estão exigindo uma nova ação profética: 1 - A segunda guerra mundial, FEITA PELOS CRISTÃOS, matou mais de 50 milhões de pessoas; 2-A dívida externa mantida por NAÇÕES CRISTÃS gera pobreza, fome e total dependência no Terceiro Mundo (esquerdistas gostam de escrever terceiro mundo com maiúscula), tornando impossível sua libertação; 3- A fome já matou muito mais gente do que as guerras; 4- A "Guerra do Golfo"  FEITA POR CRISTÃOS, judeus e árabes, os três que dizem ter FÉ NO DEUS DE ABRAÃO. 5-Nos institutos de Vida consagrada e na própria Igreja, há o perigo da insistência na "lei" e na segurança humana, e não na experiência da gratuidade e da criatividade do Espírito. Há muitos outros sinais...!"

Reflita. Mesmo sem analisar a veracidade das afirmações. Não entremos nos méritos de ser verdade ou não o que o escritor afirma, o fato de este parágrafo estar escrito em um livro cristão católico (é o que ele aparenta) é uma coisa muito curiosa, espantosa até. Tirando-se os pequenos detalhes de avocações espirituais o texto parece ter saido de um plafeto político do PSOL. A autoinculpação do autor... "culpa dos cristãos, dos cristãos, dos cristãos", como um mantra e o tique enfâtico de falar esta palavra tentando colocá-la como um alvo, parece como uma pessoa que desenha o tido alvo na testa e diz atira aqui! atira aqui!, presumindo-se que o escritor seja de fato um cristão. No minimo este parágrafo na melhor das hipotéses é um rasgo de humildade e sinceridade. Nós queimamos Galileu, a culpa é nossa, nos perdoem humanidade! Nós somos os vilões, mas mesmo assim venha ser um dos nossos. A culpa da dívida externa, da 2º Guerra mundial, da pobreza, da fome do Terceiro Mundo, a Guerra do Golfo é toda nossa, mas se junte a nós para comermos uma hostinha aos domingos. Os caras escreveram este livro para converter alguém ou para acabar de lascar a fé, que já é tão pouca,  dos outros? Não, é pior do que isto. todo o livro é um condicionamento mental para torcer doutrinariamente todo o Evangelho, para colocar a felicidade que a Boa Nova coloca num futuro post-morte, no Paraíso espiritual, para aqui mesmo na Terra. Não num Juízo Final supratemporal, mas num paraíso socialista como um capítulo final da história, um momento no tempo congelado, eternizado. A felicidade num futuro aqui mesmo. O livro é uma armadilha para rotacionar a cosmovisão e fechar a metafísica. A única diferença do socialismo puro-sangue é que aqui neste caso, os padres vermelhos na "ação profética", teram a ajuda de Deus. A ação profética é uma ação político-social abrangente e não ajudar os mendigos, os orfãos, viúvas, individualmente conforme as possibilidades, e mais importante ainda apontar os pecados, perdoá-los quando abondonados e ensinar o Evangelho, como faria um verdadeiro profeta. Segundo o autor, ou autores, a pobreza foi o resultado da quebra da Aliança com Deus, ou seja a pobreza é resultado de algo espiritual e não das contigências materiais.
 .....
Como o escritor sabe que a fome já matou muito mais gente que as guerras? E novamente fome-guerra... dos cristãos, dos cristãos, dos cristãos. E sobrou até para os Judeus e Árabes (ele quiz dizer muçulmanos) os que DIZEM ter fé no DEUS DE ABRAÃO.  Eles não têm de verdade, só dizem né,  base eclesial?
....
Os monastérios e as Igrejas não devem insitir na "LEI" e na segurança humana, pois esta insistência é um PERIGO, um PERIGO! Rárárá! Se deve amolecer para ideologias de gênero, ecologismo, maconhinha, até aborto porque não? Deve-se estar aberto para a experiência da gratuidade e da criatividade do Espírito (de porco).
...
Quando comecei a ler o livro é na página 15 no Título Leitura dos livros dos profetas e o padre disse que os profetas estão nas "COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE e nos grupos mais conscientes" eu previ que não se faria nenhuma leitura dos livros dos profetas, mas se amoldariam versículos bíblicos para dar supedâneos a ideologias exóticas aos livros proféticos. Ainda que não de todo exôgenas as nações cristãs.

***
O inimigo dos profetas são os poderosos, será que não existe nenhum poderoso bom? O inimigo dos profetas não são os pecadores, ímpios e iniquos. É uma classe social. Isto te lembra de algo? Salomão, Davi, até mesmo Daniel e José "egípcio não eram poderosos e bons? O livro é uma tentativa de transferir toda a fúria contra o mal no mundo para os ricos, a burguesia é claro, e seus apoiadores, os cristãos e demais religiosos é claro. É luta de classe marxista camuflada com o próprio inimigo. É Che Guevara crucificado e Jesus Cristo de Boina fumando um cachimbo. Mas palmas para eles, é admirável este fenômeno religioso-ideológico da teologia da libertação. Hum... demonologia da escravidão...

"A presença desse grupos de marginalizados dentro da comunidade revelava que algo estava errado" (página-21) 

Mas é claro que está errado, isto é permanente e estrutural no mundo, assim como as doenças e as dívidas e não necessariamente por causa de pecados.

João ou São João 12:8

"VOCÊS SEMPRE TERÃO POBRES ENTRE VOCÊS"

Mas na página 22 o escritor contradiz o próprio Deus que ele afirma seguir:

"Na comunidade do povo de Deus não pode haver pobres: Em teu meio não haverá nenhum pobre!" (Deuteronômio 15:4)

O texto bíblico não diz que não haverá pobreza mas diz outra coisa. Leia bem. Isto seria mais uma contradição para a coleção dos céticos.

"Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês, pois na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando como herança para que dela tomem posse, ele os abençoará ricamente."
Deuteronômio" 15:4


Na terra prometida houve pobreza, no passado e no presente, com certeza no futuro haverá. O texto diz que NÃO DEVERIA HAVER, condicionado a uma benção. É uma proposta de recompensa condicionada. Não uma profecia. (pobreza em Israel - Revista Exame)

Isto tudo é só uma desculpa para eleger, entre os muitos defeitos do mundo, e talvez o pior, como o fazem os ladrões, os vaidosos e orgulhosos, a pobreza como o supra sumo da injustiça. Como se um paraplégico não sonhasse andar em uma bicicleta velha mesmo estando sentado em uma cadeira de rodas motorizada e importada. Na verdade daria todos os seus recursos para poder andar.

"....que nasce no profeta a consciência da sua missão, e que ele começa a gritar e a denunciar. A denúncia do mal... (página 21)

Como um militante esquerdista o profeta teólogo da libertação deve denunciar o mal... DA POBREZA.

Na página 23 no subtítulo O Caminho da Mística: mudar o modo de pensar, recriar a consciência o autor diz que a INJUSTIÇA BÁSICA é a consciência roubada dos pobres. A consciência de que é pobre? Não, a consciência de que é um injustiçado e deve lutar contra os poderosos que o mantêm na pobreza. "Como veremos, o SISTEMA INJUSTO dos reis fez do pobre um SER INFERIOR, um preguiçoso, um pecador que não merecia vida melhor do que aquela que tinha de fato. Roubaram a consciência do pobre! ESTA ERA A INJUSTIÇA BÁSICA! Assim o rico poderia continuar tranquilo na posse da sua riqueza, sem ser incomodado pelo grito do pobre, pois o pobre era, ele mesmo, o único culpado da sua própria pobreza...Como combater esta injustiça básica?....devolvendo ao pobre a consciência roubada...É aqui que aparece a importância da ação do profeta. Ele não só denuncia as inustiças e os erros, nem só estimula o povo para a solidariedade, mas também e sobretudo anuncia a certeza...COMO UMA "NOVA CRIAÇÃO" QUE QUEBRA O CÍRCULO VICIOSO DA IDEOLOGIA DOMINANTE! "

E aqui ele escancara o negócio! o Socialismo é a nova criação do Apocalipse.

A transfiguração da realidade.

Acho que já chega. 

PS:Este vídeo é pertinente ao assunto focado aqui: