segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ENSAIO 08/2012

SMYLE  X BAD BOY

Em um tardinha de neblina, enquanto estava lendo um dia, na mesa da cozinha, quando me debrucei sobre ela por alguns segundos, tive um "sonho-visão" curioso. Era o seguinte: Como naqueles clipes do Michael Jackson dos anos 80, sobre gangs em bairros pobres americanos, em uma rua enevoada vi surgir de dentro da neblina o rosto agressivo daquele simbolo do BAD BOY.  Realize: de dentro da neblina que envolve pilastras do estacionamento abandonado surge lentamente em sua direção o Bad Boy zangado (e de preferência com uma musica techno)...
Olha só como o cêrebro trabalha. Numa conversa rápida com  um conhecido ele tinha me dito que este símbolo era originário de uma gang de Nova Yorque que pinxava os muros do seu bairro com ele. Com certeza este comentário passageiro entrou como um dos componentes da fórmula deste sonho. Na época eu não sabia disto, mas como é de conhecimento geral este símbolo é só uma marca de produtos esportivos radicais. E a cara de mal é a de um combatente, um judoka, um carateca e etc, que com certeza não combateriam com a carinha de outro cara que falaremos mais à frente. E também esta cara não tem nada haver com gangs. Talvés apenas terciariamente.

Do outro lado do estacionamento em frente ao garoto mau de dentro da cerração com uma musiquinha techno, um pouco mais pop, avança o Smyle com um leve vinco no senho, um suave sorriso ironico, os característicos olhinhos ovais e a cor amarela... 
 A história do Smyle é mais antiga e ele representava tudo de bom, de alegria, felicidade, alto astral, até fazerem  a droga com formato dele e produzirem o filme de terror com um assassino pisocopata com os olhos e sorrisos copiando o dele. Mas ele sobreviveu.

Acredite-me ou não tive o sonho do Bad Boy e do Sorriso se confrontando em um duelo. Na verdade não chegaram a se confrontar, era só uma preparação, um encarando o outro, desafiando, como os duelos do velho oeste onde os pistoleiros se preparavam para atirar.  Então eu acordei antes da briga, foi um breve traillerzinho onírico.

Mas... sim, por falar nestes dois, neste exato momento me lembrei de algo que por associação é atraido ao núcleo do assunto. É mais um persongem-rosto que expressa simboliza e encarna uma emoção. Assim como o Bad Bay simboliza inicialmente a raiva combatente dos esportistas radicais e posteriormente deliquentes, assim também como o Smyle representava a alegria as pessoas boas, paz e amor bicho, etc, assim também um outro "persona-face" ganhou fama por representar uma das piores emoções humanas... o medo. Você acertou, é ele mesmo:
...


PROSSEGUE