quarta-feira, 6 de julho de 2016

Alice no País do Espelho

"A continuação de Alice no País das Maravilhas (com ilustrações originais de John Tenniel).


Alice no País do Espelho e o que ela encontrou por lá, publicado em 1871, é a continuação do célebre Alice no País das Maravilhas, de 1865. O autor Charles Lutwidge Dogson, conhecido como Lewis Carrol (1832-1898), era reverendo e professor de matemática em Christ Church, futura Universidade de Oxford. Lá, tornou-se muito próximo das filhas do deão Liddel, principalmente de Alice. A partir de uma história contada às meninas Liddel quando Alice tinha quatro anos, Carrol escreveu Alice no País das Maravilhas, em que a menina protagonista segue o Coelho Branco, caí no País das Maravilhas e conhece os mais variados e estranhos personagens. Na continuação, Alice no País do Espelho, ela tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - para se tornar rainha. À medida que ela avança no tabuleiro, surgem outros tantos personagens instigantes e enigmáticos. Carrol, apaixonado por crianças, elaborou as duas narrativas como um contraponto fantasioso às histórias edificantes e moralistas que eram  lidas para os pequenos súditos da Inglaterra vitoriana. Porém, tanto Alice no País das maravilhas quanto Alice no País do Espelho se mostraram ser muito mais do que histórias infantis: são obras primas da literatura fantástica de todos os tempos, para leitores de todas as idades." (www.ipm.com.br)

**************************************
Por uma coincidência, uma sincronicidade, enquanto estava lendo a continuação da história de Alice, Alice no País do Espelho, passou no cinema o filme Alice Através do Espelho. Comparando o livro com o filme eu confesso que não atino o que um tem haver com o outro fora a semelhança dos títulos. Quanto ao livro gostei quando a pequena Alice ao cumprir todas as etapas de algo como um game é coroada como rainha. Rainha Alice. Entre estas e muitas outras coisas são interessantes os diálogos paradoxais dos personagens. "Voce têm que correr duas vezes mais para ficar no lugar em que está e se quiser ir a algum lugar terá que ser esforçar mais ainda". Gostei também da idéia da Rainha Branca para que façamos MEMORANDOS de tudo.  "Mas vai esquecer disse a rainha, se não fizer um memorando a respeito!" A rainha portava um enorme livro de memorandos e anotava coisas. Podemos resumir o livro num jogo, o XADREZ. Alice como um peão, visa, lotando casa por casa chegar até a casa em que é coroada rainha. Alice Wins!

O autor de "Alice", apesar de aparentemente ser afetivamente aleijado, deixou umas coisas muito interessantes para a literatura mundial.  Um país das maravilhas intelectual.



Sobre o primeiro livro tinha escrito algo AQUI uns seis anos atrás.

Registre-se, neste livro de memorandos virtual...