quinta-feira, 12 de março de 2015

KINGSMAN - SERVIÇO SECRETO


Para quem gosta de filmes de 007, o James Bond,  Kingsman - Serviço Secreto foi talhado para agradar a tais pessoas. O filme é uma homenagem humorística, uma paródia de filmes de agentes secretos e espiões com menções e alusões a tais filmes. Os personagens bebem para caramba as bebidas mais chiques e caras, assim como 007 fazia. Os ternos indefectíveis são outra lembraça do James Bond.  Há uma menção também ao Maxuel Smart, o Agente 86 e seu Sapatofone. O vilão, Valentini com sua língua presa é fantástico, e como sempre seu plano de dominar o mundo é levado em frente com a ajuda da tecnologia mais moderna. (Não vou contar mais para não estragar a surpresa.). Tecnologia está que também salva todos os agentes secretos em todos os filmes. 



O vilão Gênio do Mal com trajes meio que Rappers e e fala do Patólino




A cena que mais me perturbou, me fez não entender mais nada do filme e que mais fez-me rir às gargalhadas e ao mesmo tempo a mais chocante foi uma que não vou contar para não estragar a surpresa do filme mas se você já quer adiantá-la poderá ver aqui:    CENA DA IGREJA FUNDAMENTALISTA

Tudo sobre o filme veja na internet. Mas me chamou a atenção neste caso três coisas:



1) O Vilão como Gênio do Mal ou cientista louco. Cuja alguma reflexão sobre este fenômeno você poderá ver aqui: O Gênio do Mal, A Ameaça do Gênio e O Gênio da Lâmpada  que foi de onde extraí esta analise sobre os Gênios do Mal:





"Vejamos outro ponto de vista sobre o cientista louco. É que os grandes vilões fictícios costumam ser criados de modo a serem os únicos responsáveis por todo o mal que causam. Diferente de, por exemplo, os grandes ditadores, tiranos, gangsters, que naturalmente dividem a responsabilidade de seus atos com seus comparsas, subordinados, seguidores etc.
Acontece que um indivíduo sozinho jamais poderá ser capaz de causar uma ameaça à sociedade em si, não sem compartilhar objetivos e ganhos com associados. Portanto, para que uma só pessoa possa ser considerada um grande vilão capaz de por em risco a própria humanidade, ele deve ter um grande poder em especial, e é aí que entra a "ciência", como uma espécie de porta para o domínio da natureza, promessa de realizações que tragam tecnologias superiores capazes de subjugar uma civilização. Poderiam ser magos, bruxas, ou super poderes, mas no caso, só o "super cientista" seria capaz de feitos similares.
Antes de funcionar como uma desculpa, essa percepção apenas agrava a noção de que o conhecimento seja apenas um instrumento para a obtenção do poder, com objetivos escusos, como se alguém que fundamentalmente é um candidato a ditador, ou um psicopata qualquer, fosse capaz de penetrar nos domínios do conhecimento aplicado para realizar essas pulsões primitivas. Ou seja, ao invés de achar que o Conhecimento, a Ciência em especial, necessariamente levará ao Mal, pensasse que o Mal é capaz de promover e produzir Conhecimento avançado.
Ocorre que a única coisa que de fato resulta no desenvolvimento do saber é a busca do saber em si mesma, algo mais próximo da curiosidade do que da mera utilidade. Quem faz pesquisa, em geral, faz porque gosta! O filósofo investiga o pensamento, na maioria das vezes, por prazer. A cientista estuda a natureza por vocação. Ninguém entra em qualquer um desses campos para ganhar dinheiro, conquistar parceiros ou ficar famoso. É claro que isso pode acontecer e ninguém se opõe, pois é possível unir o útil ao agradável, mas o talento necessário para ser um cientista, um intelectual ou pensador em geral, é mais específico. É seguramente mais fácil ficar rico e famoso cantando funk do que se envolvendo com a produção de saber."


2) Por que nós filmes de espiões um capanga do vilão tem que ter alguma deformação que suprida por uma prótese o torna mais ameaçador ainda? Como por exemplo um ajudante de vilão de um dos filmes do 007 que tinha uma mão decepada e que era compensada por um gancho ou outra arma manual. Havia outro também que tinha dentes de metal, você lembra?


 














Estas deformações às vezes aparecem no Vilão principal também, seria uma simbolização física de deformações morais?






















Mas por falar nisto a terceira coisa que me chamou a atenção no filme foi que a capanga de Valentini que tinha as pernas mutiladas e substituídas por duas armas perigosíssimas . Descontando o fato de ser vilã e a deformação física das pernas, ela é linda, nunca a tinha visto nem a conhecia mas fiquei apaixonado e até procurei por ela no Face para adicioná-la. A Gazelle no filme, a atriz Sofia Boutelli. No filme ela parte o coração de um agente, mas literalmente quando o parte bem no meio com suas pernas letais:



 Sofia Boutelli:



Algumas imagens do filme:





Vou assistir mais uma vez.

4 comentários:

Anônimo disse...

Marcus Valério disse: Quanto ao filme, vou ver primeiro para depois comentar, mas já adianto que simbolicamente a deformidade física dos vilões é sim uma projeção de sua deformidade moral.Por um lado, tão intensa que aflora na superfície. Mas por outro lado pode implicar também numa marca profunda causada por um agente externo.Ou seja, não deixa de significar, nesse caso, uma espécie de origem externa do mal. Como se fosse um produto de um mal maior externo.Isso é mais especialmente flagrante pelo fato de quase sempre o vilão ter uma história trágica para contar.

GRAVOSFERA disse...

Certo. É assim como aconteceu com Darth Vader que ficou todo deformado quando passou para o lado do mau, e com Lúcifer que era um anjo de luz e ganhou chifres, asas de morcego, rabo e cor vermelha quando disse a Deus que não o serviria, realmente a deformação física é uma alegoria da deformação da alma. Não entendi esta "marca profunda causada por um agente externo", não compreendo como o MAL MORAL pode ser o produto de um mal maior externo. Parece-me que como todos os esquerdistas você está colocando a culpa do MAL, na história pessoal, biografia ou na sociedade (mal maior externo). O mal moral é uma escolha pessoal, parte de dentro, é intrínseco ao livre-arbítrio, caso contrários todos os vilões seriam vítimas das circunstâncias, da sociedade e por isso mesmo ou LOUCOS ou INOCENTES. NÃO seria VILÕES de verdade ou com RESPONSABILIDADE moral pelos seus atos. Que MARCA PROFUNDA CAUSADO POR UM AGENTE EXTERNO seria esta que você diz?

Anônimo disse...

Marcus XR disse:Calma.
Há dois princípios distintos.
1. O mal puro, essencial, que é mal por si mesmo;
2. O mal potencial, que só se manifesta em certas condições, dependendo de agentes externos para emergir.Exemplos:
1. Freddy Krueger, Voldemort, Michael Myers;
2. Darth Vader, Jason Worhees, Mr. Freeze.
Boa dois casos não há negação da responsabilidade do indivíduo, mas há uma co-responsabilidade de agentes externos.Nos dois casos...Finalmente posso continuar. Vamos lá.
Sobre Freddy e Jason falei em http://www.xr.pro.br/Ensaios/Sexta-feira13.html

JASON WOORHEES
www.xr.pro.br

Note que todos os personagens citados possuem deformidades físicas. Não caso de Michael Myers, a máscara faz esse papel.

Mas note que no caso 1 são resultado de suas próprias ações, e no caso 2 são males que lhes afligiram. Freddy foi queimado por ser um infanticida serial. Voldemort degenerou fisicamente pelas horcruxes e Myers colocou ele próprio a máscara.

Mas Vader teve a mão decepada enquanto ainda era um Jedi, Jason, apesar de já ter deformidades de nascença, ficou realmente grotesco após ser vítima de uma brutalidade, e Mr Freeze após um acidente. Estes 3 últimos tem uma tragédia pessoal à revelia de qualquer maldade potencial inata.

Creio que a lição simbólica envolvida no caso 2 é que o mal praticado sempre retorna. Os vilões de certa forma devolvem o mal que sofreram, e de certo modo punem o mundo não apenas com sua própria maldade, mas pela maldade do mundo.

Mas saindo do âmbito da fantasia e ficção, é muito difícil defender a existência do tipo 1 na realidade. Mesmo os mais insanos psicopatas e criminosos seriais, quando estudados, revelam casos de maus tratos na infância. Isso não é o único motivo, todo tem também problema psiquátricos originários, mas é aí que está o ponto.

E a fusão entre um mal originário intrínseco, e um mal externo inflingido, que faz aflorar o criminoso serial. Sem o mal intrinseco, uma pessoa sofrida não irá se tornar um monstro, e sem um mal inflingido externos muitos psicopatas podem se tornar pessoas que levam vidas normais.

Marcus Valerio XR disse...

Finalmente vi o filme e achei fantástico e eletrizante. Há tempos não me empolgava tanto. Mas estranhei você não ter tocado no assunto do plano do vilão em si, "bilionários querendo reduzir a população mundial para salvar o planeta"!

Parece a realidade, não é mesmo?!

Dica: Leita INFERNO, de Dan Brown.