terça-feira, 28 de abril de 2015

OS ELEMENTOS SÃO QUATRO...

Algumas coisas que pensamos serem novas e modernas podem na verdade serem bem antigas e mesmo milenares. Excetuando-se a Tecnologia muitas idéias, conceitos, fórmulas intelectivas e etc talvez estejam flanando no ar por eões apenas adquirindo novas roupagens e persistindo ou seja, insistindo em existir, sem nunca serem aniquiladas por completo. Talvez mesmo diante de nossos olhos, o passado arcaico esteja se exibindo e nós quem sabe achando que aquilo é um broto tenro de algo novíssimo. Uma novidade no ser. Estava outro dia saboreando um velho livro  e ao chegar em certo trecho notei alguma semelhança com algo que já tinha visto. O livro discorria sobre uma civilização antiga e sua religião e mencionava também a teoria dos elementos mencionada por muitas culturas e povos antigos. Veja alguns textos sobre isto aí embaixo:

1)FILOSOFIA ELEMENTAL 
2)QUATRO ELEMENTOS
3)DOS QUATROS ELEMENTOS AOS SEIS COMBINADOS.

Consciente ou inconscientemente, não sei, os autores de entretenimento da cultura Pop buscaram inspiração em conceitos "ultrapassados". Ao chegar no trecho do livro que falava sobre os tais dos elementos, eu me lembrei novamente do quarteto fantástico.(que foram inspirados nos quatro elementos). Isto já sabido antes, como pode-se constatar pelo que exsurge das elucubrações nos textos dos links supra mencionados.Mas um detalhe novo eu descobri. E muito interessante. Mesmo até nos detalhes mínimos. Paralelos dos quatro elementos com as capacidades e mesmo personalidades dos membros do quarteto.O bruxo do capeta como alguns crentes-protestantes o qualificam, autor do livro que eu estava lendo expôs em determinado momento que a gravidade exercendo sua influência sobre os quatro elementos os condicionam localmente e formalmente. Executando instintivamente a manobra cognoscitiva de puxar da memória os dados do quarteto e cotejando com os dados da leitura em atualização, me impressionei que o criador do quarteto fantástico copiou até mesmo o efeito que a gravidade exerce sobre os elementos do quarteto em comparação com o efeito sobre os quatro elementos nos "Dados Tradicionais".
Crendo que já seja desnecessário mais dados tendo em vista os links acima, vamos lá:


TERRA - COISA


A TERRA é o mais compactado, mais sólido, mais sujeito a gravidade(por causa do peso) dos quatro elementos.A personalidade de Ben também reflete isto, ele é brutão e mais fixo no chão. E mesmo ele é feito literalmente de terra petrificada.Tá na hora do Pau!


ÁGUA - BORRACHA

No capítulo IV do livro em foco (A Teoria Hindu dos Cinco Elementos -o quinto é o éter)o autor começando lá pela página 22 diz também que a água, assim como a terra é mais sujeita a gravidade, mas possui maior fluidez, mais maneabilidade, disformalidade. Bem assim é o Senhor Fantástico que com estas capacidades pode se libertar mais da gravidade, se esticando...(o livro fala sobre muito mais coisas mas não vem ao caso agora e os elementos no oriente não são exatamente como os gregos-ocidentais). Mas assim como o Coisa-terra, o Borracha-água não podem voar, presos no campo gravitacional da terra.A personalidade dele também é a mais razoável, dócil, flexível...


AR-MULHER INVISÍVEL

Assim como o ar ela pode ficar invisível,e usando seus poderes de criar campos de força pode flutuar ou levitar.  Ela tem mais liberdade contra a gravidade é como o ar.

 FOGO- TOCHA HUMANA

Tirando-se o Coisa, o elemento que ele representa é evidente. O Doutor e a Senhora não são feitos do elemento que representam, somente suas faculdades suprahumanas lembram dos outros dois elementos. A fluidez da água em simbolo da elasticidade do homem-borracha e a invisibilidade, flutuabilida da mulher, tendo como simbolo o ar.Agora, o Coisa é feito de pedra (elemento terra) e o rapaz se torna em fogo. A personalidade do tocha-humana também é irresponsavelmente ignea e de todos ele é o que mais pode voar, rasga os céus em colunas de fogo, pois o fogo elementar só queima para cima. 

Sintetizando. O quarteto fantástico é uma homenagem aos quatro elementos que foram muito usados e estudados na idade média.

Uma curiosidade. Em muitas paródias do quarteto fantástico podemos perceber a presença dos 4 elementos. Em uma parodiazinha, que na verdade não sei se é paródia mesmo. Existe a presença de 3 personagens que no fundo são apenas um é representam o elemento Água: OS IMPOSSÍVEIS. Com os mesmos poderes em várias formas e intensidades.


O Macaco Renascido (É isto que significa René Guenon) expõe em seu livro que nas antigas religiões tradicionais e no Ocidente até a época medieval a cosmovisão era pautada e explicada pela presença da teoria dos Elementos. Nela os elementos eram listados a partir do mais denso até o mais sutil, sendo pela ordem TERRA-ÁGUA-AR-FOGO, sendo esta mesma ordem a de poder de escape da gravidade.Sendo que existe o quinto elemento o Éter como o mais elevado e o mais sútil de todos. Sendo que podemos mencionar que no caso do Quarteto foi o acidente espacial com a Radiação que lhes deu o poderes, sendo assim esta força exógena seria o Éter, quinto elemento.



Existem mais coisas a serem mencionadas sobre isto mais por hora basta o acima.

Absolutum












DIGITANDO