quarta-feira, 11 de maio de 2016

LIVRO: Os 11 Maiores Mistérios do Universo

No subtítulo : as questões mais profundas da humanidade, com as respostas mais surpreendentes. De autoria de Reinaldo José Lopes, jornalista científico ( e católico) se propõe a discorrer acerca das perguntas mais inquietantes que assolam os homens desde a mais antiga noite dos tempos:

Infelizmente nenhuma destas perguntas é respondida no livro, ele apenas apresenta as várias hipóteses científicas com suas ramificações em aberto e faz uma apanhado geral delas. Após o ponto de interrogação das várias perguntas (?)  a reposta é sempre a mesma: Não sabemos ao certo, não temos certeza, é um mistério, resta tudo inconclusivo, talvez seja assim ou assado. Mesmo quanto a pergunta principal: DEUS EXISTE e mesmo afirmando ser católico, o autor responde que a questão de Deus existir se remete a uma escolha pessoal (de fé)  e  subterfugia-se na separação Kantiana entre ciência e religião. 
Podemos classificar as perguntas em dois blocos. Um que diz respeito a ciência e outro que é pertinente à Filosofia e a Metafísica:

CIÊNCIA

2-O Universo teve um começo?
3-de que é feito o Cosmos?
4-Como a vida surgiu?
5-O Universo vai ter um fim?
8- É possível viajar no tempo?
9-Existe vida em outros planetas?

FILOSOFIA/METAFÍSICA

1-Deus existe?
6 - O que é a consciência?
7-Existe vida após a morte?
10-O livre-arbítrio existe?
11-Qual o sentido da vida?


O Universo, o Cosmos, mesmo a vida orgânica, o tempo, os outros planetas são objetos acessíveis ao método científico parcialmente. Mais nunca haverá uma resposta conclusiva, apenas aproximações. Creio que somente com respeito a pergunta da vida em outros planetas a resposta poderá ser um dia dirrimida quando entrarmos em contato com os ETs. Uma coisa infinita como o Universo nunca caberá dentro de nossas cabeças finitas, apenas um modelo aproximado após outro para sempre. No dia em que o homem compreender a vida ele poderá criá-la. VIDA ARTIFICIAL. Mas as complexidades da vida são tão grandes que talvez isso nunca ocorra.

A pergunta Deus existe? Foge do escopo da ciência, pois de acordo com a definição, Deus não pode ser um objeto ao alcance dela. Quanto ao sentido da vida e ao livre-arbítrio creio que só fazem sentido em relação a pergunta Nº 1. Se existe vida após a morte e o que é a consciência também só se tornam inteligíveis subordinadas a pergunta Nº1. Deus e a consciência são classificados como sujeitos e são os sujeitos que estudam os objetos (vida, planetas, universo) somente com respeito a estes últimos poderemos obter respostas científicas. Quanto a Deus e a consciência e se ela sobrevive a morte orgânica precisamos de outros sistemas para entendê-los parcialmente. Só as coisas estão circunscritas ao enquadramente científico, as pessoas não, ou no caso do homem, apenas parcialmente devido a parte animalesca. São as PESSOAS que estudam as COISAS, para estudar as PESSOAS, a subjetividade, é preciso de algo mais que o método científico tão idolatrado.

É isso.