sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ENSAIO 05/2011 (PARTE II)

EMBARGAREI, SABOTAREI, ABORTAREI TUA USINA DE ALMAS!



Na parte I deste texto mostrei como age a gravidade. De um certo ponto de vista é graças a ela que os planetas são como são. E devido ao fato de os planetas serem como são, os rios, mares, oceanos, ilhas, morros, planaltos, atmosfera e demais componentes inanimados da "fisis" são o que são.  Na sua constituição e figuras os elementos que dão a paisagem do planeta foram modelados graças a ação da gravidade (com a ajuda da força cinética e outras é claro).

A gravidade modela o universo. Toda a natureza é subordinada a ela e a configuração do mundo é no fundo  causa eficiente dela. Um exemplo: pela forma da terra que foi moldada pela gravidade é possível que haja água concentrada, pelo fato de a gravidade puxar esta água para a parte mais funda cria-se toda uma hidrodinâmica que gera as quedas d'aguas, os movimentos dos rios que são aproveitados pelo homem com as construções de hidroelétricas para a geração de energia eléctrica. Observe que neste caso da hidrelétrica foi a gravidade que puxou as águas para a parte mais baixa, mais próximo do "centro gravitacional' . Este movimento gravitacional,  o movimento da água na queda d'agua  rodaram as turbinas gerando energia elétrica. Mas a força inicial não foi hídrica, não exista a tal de energia hídrica foi a gravidade que gerou a energia elétrica usando como causa instrumental as águas amorfas que são movimentadas para a parte mais baixa. TODA A ENERGIA ELÉTRICA, DE TODAS AS USINAS ELÉTRICAS, QUE FOI GERADA, O FOI PELA AÇÃO DA FORÇA GRAVITACIONAL, QUE MOVEU A ÁGUA DE UM QUADRANTE MAIS ALTO PARA UM QUADRANTE MAIS BAIXO.  A Minha ciência física é um pouco capenga, mas vou tentar remediar. O que eu quero dizer é que a ação gravitacional gerou a força cinética das águas que movimentaram as turbinas que gerou eletricidade. O mesmo vale mais ou menos para a energia elétrica gerada pelos ventos, a chamada energia eólica. A dinâmica do calor do sol com o empuxo gravitacional movimenta o oceano atmosférico criando energia ao movimentarem os moinhos com turbinas. A gravidade está presente assim então como a causa ou uma das causas tanto na hidrodinâmica  dos líquidos  como na aerodinâmica dos gases que envolve o planeta (que por sua vez se formou pela mesma gravidade.) A configuração da natureza inanimada foi dada principalmente pela gravitação que aprisiona o capa gasosa e mantém uma rédea curta na camada líquida a puxando para o centro. E como é o caso do reino animal e vegetal, a "bio"?  Qual o efeito da gravidade sobre ela?

A gravidade molda tudo, o acima e o abaixo o para o lado e o para o outro, a esquerda e a direita. A hidrodinâmica resultante da composição química da água, de suas potencialidades passivas agindo nas estruturas biológicas resultou na convergência de configuração  destes seres vivos aí ao lado. (Tubarão-Ictiossauro- Golfinho) Um "Peixe, um "réptil" e um mamífero com estruturas diferentes internamente mas metaplasmados por fora numa predisponência adequativa ao ambiente. A gravidade molda porque ela é uma força de localização, ela condiciona a matéria prima, ela coordena a biomassa a partir de um ponto, ela cria as coordenadas de fatoração, de concrecionamento do mundo, da vida e influencia até a identidade humana. Está meio confuso mas vou tentar exemplificar. A localização no espaço, na Extensão, do Sol e da Terra, a distância entre a Terra e o Sol, a extensão da Terra, seu formato, todos estes fatores coordenados resultam em locais distintos, em zonas de temperatura distintas, zonas polares, zonas temperadas, zonas tropicais, montanhas, desertos, florestas, e a ação da "fisis" afeta também a "bio". Estas estruturas coordenantes dão os diferentes aspectos, formas e espécies em que os vegetais e animais se apresentarão conforme a zona, o quadrante em que ele se encontra no lugar geográfica da Terra.



Conforme a zona o planeta apresentará um clima diferente e este clima influenciado ainda pelo relevo geográfico transformará a biota em material dúctil, plástico que se moldará ao que encontrar exteriormente de acordo com o lugar no universo. O homem enquanto organismo psicofísico está parcialmente imerso neste malha intrincada de seres animados e inanimados. Um homem é uma pessoa, e uma pessoa tem uma parte intelectual e outra volitiva, uma identidade, uma individualidade que se formará no espaço abrangido pela "fisis" e pela "bio" . Estará de algum modo com a identidade condicionada a estes dois fatores. O mundo inanimado e seus locais, o mundo dos seres vivos e a reverberação que sofreu influenciado pelos locais. Mas o homem é formado também pela cultura, por um mundo que ele mesmo cria, uma placenta, uma capa que o separa da natureza, uma espécie de marsúpio artificial.  Esta cultura é por sua vez determinada em parte, condicionada em outra pelas zonas localizadas sobre o globo. Pelos QUADRANTES IDENTIFICADORES .

A natureza inamimada, o mundo mineral, as águas, os ventos, os desertos, as montanhas afetam a natureza animada, os vegetais e também os animais. Este conjunto "biofísico", a natureza em geral, afeta a cultura humana. Estas coordenadas naturais dão um certo contorno as coordenadas artificiais que envolvem o homem. Ele criará sua barreira contra a natureza usando os elementos que encontrar nesta  mesma natureza.








CONTINUA....

Nenhum comentário: