quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Malvadeza Sufocante?

Tenho posto neste espaço internético algumas recorrências ou coisinhas que aparentemente se repetem aqui ou alí, nada excepcional:


E OUTROS ALHURES NO BLOG.
É,  parece-me que minha única especialidadezinha intelectual é achar recorrências insignificantes (talvez não) na cultura pop. Às vezes as repetições escondem arquétipos, às vezes não. Quando conseguimos alçarmo-nos até as regiões universais dos arquétipos,  aproximamo-nos das estruturas que condicionam, balizam, digamos assim, nossos pensamentos, as estruturas arquétipas são quase biológicas, são imprintadas no nosso cérebro por uma História atávica. Os arquétipos são como canaletas maciças por onde fluem os pensamentos. Pense bem, em todo prédio está escondido o arquétipo ou protótipo de um Paralelepipedo ou cubo. Eles só vão variando por toda cidade. Tal qual o mito do héroi do qual falou Campbell que se repete por todas as histórias famosas, em variedades flexivelmente cambiantes (como não poderiam deixar de ser). Ao nos aproximar dos arquétipos nos aproximamos do Logos, do Verbo, da Palavra, que é eterna, Esta inteligência divina, supra geométrica-matemática-lógica, o principio dos princípios, quer sejam geométricos, matemáticos ou lógicos submergiu temporalmente e se materializou em um ser humano para neste mergulho fazer a ponte para nós, para que possamos atingir em algum eão esta mesma região de onde ele veio. Mas por hora, sem nunca nos esquecermos disto, vamos dar um vôo rasante, ou melhor vamos mergulhar no cotidiano, no singular...no aqui-agora de nossa vida... É sobre vilões de filmes que vou digitar! O negócio que me ocorreu, meio que assim sem querer enquanto estava pesquisando algo sobre máscaras de respiração subaquáticas, foi que em muitos filmes, alguns vilões apresentam uma dificuldade de respirar e usam máscaras aeróbicas. Comecei a lembrar e procurar na mente e me veio uma porrada de vilões repetindo (recorrência) o mesmo perfil. Imagens falam mais que palavras:
Vader que precisa de um suporte respiratório para sobreviver só ficando sem ele numa câmera CÂMARA hiperbárica
Só assisti o filme - pesquisa ele PESQUISE-O para mim por gentileza... Um vilão anti-batman, ele não sobrevive sem ela.
Cobra do antigo Comandos em Ação, (é que eu estou com preguiça de digitar G.I Joe)-Não sei se ele morreria sem ela, mas presumo que não aja outro motivo para usá-la.


Que tal a cara de herege malfazejo do Imortal Joe em Mad Max? Suporte artificial de sustentação respiratório -  Idem.

Este  último me lembrou de alguém cuja mascara foi usada para impedir de IMPEDI-LO devorar os outros - talvez  o visual ficou imprintado como uma essencia do mal na imaginação dos cineastas.


Existem outros mas vou ficando por aqui, se você  encontrar mais outros coloca coloque a lista nos comentários por fineza. Bem, eu não sei que relação teria a vileza com dificuldades respiratórias, infiro que Darth Vader com aquela respiração asmática foi quem começou isto tudo, os outros cineastas consciente ou inconscientemente tentaram imitá-lo. Mas quem sabe talvez aja outro motivo mais profundo, um tipo superior, ARQUÉtipo para este vilões, isto seria melhor apreciado se encontrássemos exemplos nas mitologias antigas ou mesmo contos de fadas, de vilões sem fôlego. Até mais...


ABSOLUTUM

Presidente Snow com hemoptise

P.S: Ontem assisti ao último jogos vorazes com seu explendido visual de arte de realismo socialista e sua aurea 1984 orwelliana., Uma distopia certamente, com outros acréscimos evidentemente. Diferente mas na mesma linha de Divergente ou Maze Runner. Neste filme o vilão principal, ou um deles, apresenta uma dificuldade no sistema respiratório, onde ao tussir ele sangra numa aparência de coisa tuberculoforme. Parece que ele se auto-envenenou e sua boca sangra ou algo assim. Sua hemoptise o coloca na conjunto dos vilões com problemas respiratórios, embora não use máscara. Lembra da respiração e tosse do general Greavous em Star Wars?

Nenhum comentário: